terça-feira, 23 de agosto de 2011

Dormir de Bruços

Até a hora de dormir,durante a gravidez,fica um pouco mais complicada:a gente se preocupa em não machucar o bebê,deitar direito...Acredite,seu corpo é sábio e seu filho vai ficar bem.



Dormir de Bruços é uma delícia,isso a gente sabe bem.Mas só de pensar em dormir de bruços durante a gravidez,dá certa aflição,não é mesmo.A gente já começa a imaginar o nosso peso esmagando o bebê e pronto, não consegue dormir mais de jeito nenhum.Para as futuras mães que adoram dormir de barriga pra baixo: Calma !

O corpo humano é uma máquina com um mecanismo de comunicação de erros,impressionante.É por isso que,até aproximadamente o quarto mês,a mulher nçao vai sentir incômodo nenhum em deitar de bruços e isso também não terá nenhuma consequência negativa para o bebê.Mas,a partir daí, a barriga vai ficar maior, e a mulher deve se sentir incomodada com a situação, muito antes que ela ocasione qualquer problema, que está lá, bem protegido dentro do útero, envolto pela placenta e pelo líquido amniótico.É que o peso do corpo pode comprimir a veia cava, que passa por baixo do útero, e isso vai fazer com que a pressão da mãe caia,ela sinta falta de ar ou taquicardia, acorde e vire de lado ou se sente na cama.Ai, pronto, o bebê e a mãe já estão fora de perigo.Está vendo como o controle de erros do corpo funciona que é uma beleza.rs
A partir do sétimo mês de gestação, a mesma coisa pode acontecer quando a melher está deitada com a barriga para cima: o peso da barriga pode pressionar a veia cava.Ao longo do tempo, a gravida vai se acostumando com o novo corpo e mudando de posição quando o mal-estar aparece e nessa hora o parceiro pode ajudar com uma massagem ou até oferecendo um apoio para a cabeça da grávida.Como dormir de barriga para baixo pode dar um pouco de dor nas costas, especialmente na região lombar, e até melhor se habituar a dormir em outra posição e tentar seguir dormindo de lado ou de barriga para cima depois da gravidez.
É isso mesmo, a mãe protege o filho antes mesmo que ele nasça e até mesmo sem perceber.Por isso, vire para o lado e durma tranquila, seu bebê está bem.
Confira cinco dicas para dormir bem (ou o melhor possível) durante a gravidez:

1- Não economize com travesseiros, use dois, no mínimo:um para cabeça e um para colocar entre as pernas
2- Diminua o ritmo longo ao dia.Assim, quando chegar a hora de dormir, as chances de ficar rolando de um lado para o outro serão menores
3- Estabeleça uma rotina, tente dormir e acordar todos os dias nos mesmos horários
4- Durma virada para fora da cama, isso facilita as idas ao banheiro
5- Prefira um jantar leve, mas não deixe de comer, evitando enjoos.

Texto tirado da seção SOS Grávida da Revista Pais e Filhos

AMAmentar Prematuro




É possível amamentar um bebê nascido antes do tempo:Seu leite é tão poderoso que se adapta as necessidades dele.


Seja qual for a idade gestacional do bebê ao nascer,o leite materno é a melhor opção de alimento para ele.Isso porque o leite é uma substância biológica viva e se adapta as necessidades do bebê.Ele contém anticorpos e proporciona defesa imunológica a algumas infecções: é como se fosse uma vacina que a mãe passa para o filho.A composição varia ao longo do dia e depende da alimentação da mãe.A formação do leite para o bebê pré-termo(nascido antes de completar 37 semanas de gestação)não é a mesma do que seria para um bebê a termo (nascido entre 37 e 42 semanas de gestação),pois tem menos sódio.

Como o bebê nasceu antes do tempo pode ser que o leite demore um pouco para descer.Neste caso,a massagem nas mamas pode estimular a saída.Enquanto ele não vem,a mãe pode procurar os bancos de leite,que fornecem leite materno pasteurizado doado por outras mães.O leite in natura - que não foi congelado nem pasteurizado - preserva as proteínas e anticorpos passados pela mãe.Geralmente, o bebê que nasce com 34 semanas ou mais já é capaz de sugar e poder mamar o leite direto do peito da mãe.Antes disso, o leite pode ser administrado por uma sonda ou,ainda usando o copinho.

O quanto seu filho vai mamar é analisado de acordo com a idade gestacional, peso e condição física.Outra diferença entre amamentar o bebê a termo e o bebê pré-termo é a duração da amamentação exclusiva:enquanto para o bebê a termo ela é de seis meses, para o bebê pré-termo ela pode chegar a até oito meses.É que o tempo que o bebê deveria ter ficado na barriga e não ficou é descontado.Isso está baseado no amadurecimento da flora intestinal da criança,mas cada caso deve ser analisado a parte,com ajuda do pediatra.Só não vale se sentir culpada caso não seja possível amamentar o bebê logo de cara por não ter muito leite.É que a mãe tem de estar bem para que o leite desça e o estresse de ter um bebê prematuro,que muitas vezes fica restrito a UTI neonatal e até a incubadora,pode atrasar um pouco o processo.Normal.
Se for necessário complementar a amamentação com administração de fórmula,a transição de volta para o peito pode ser feita pela relactação,com o uso de uma sonda com o leite artificial acoplada ao bico do seio.Agora,se a mãe sente que a amamentação exclusiva é um caminho possível,é só conversar com a equipe do hospital e explicar que não quer que o bebê receba a fórmula enquanto estiver lá.

DICAS PARA AMAMENTAR PREMATUROS

* Aumente a frequência e diminua o tempo das ordenhas.Em vez de fazer uma de 20 minutos a cada quatro horas, tente fazer uma ordenha de 10 minutos a cada três horas.No começo, uma ordenha que dura menos pode dar menos trabalho

* Compressas mornas nos seios podem ajudar a relaxar e, consequentemente, fazer com que a mãe libere o leite com maior facilidade.Não é uma regra, mas vale a pena tentar!

* Alternar a ordenha mecânica com a manual pode ajudar com que o leite saia com menos esforço.

Texto retirado da coluna Mamíferas da Revista Pais e Filhos

"Você já conhece o Bazar Coisas de Mãe?


É uma iniciativa que agrega mulheres profissionais que direcionaram as carreiras após o nascimento dos filhos. Elas trabalham na companhia deles e optaram por isso para que pudessem cuidar das crianças e não se separar delas em idade tão precoce. São mulheres conectadas pelos princípios do respeito ao parto e nascimento e da maternidade consciente. Elas defendem a importância do parto natural, da amamentação exclusiva até os 6 meses e prolongada - como orienta a Organização Mundial de Saúde - e um modo de maternar amoroso, conectado, intuitivo, ativo e consciente. Conheça essa iniciativa visitando o blog do Bazar:
www.bazarcoisasdemae.blogspot.com

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Amamentação:Garantir este Direito é Responsabilidade de Todos

Por que proteger a amamentação é importante?
- O leite humano é o único alimento capaz de oferecer todos os nutrientes na quantidade exata de que o bebê precisa. Ele garante
o melhor crescimento e desenvolvimento, não existindo nenhum outro alimento capaz de substituí-lo.
Não acredite em propagandas enganosas. Elas buscam confundir você e convencê-la a substituir a amamentação pela mamadeira.

O que mais o bebê ganha mamando no peito?
- Afeto e saúde. O ato de amamentar é o primeiro momento de carinho entre mãe e filho. Além disso, quando amamentado, o bebê recebe proteção contra infecções, alergias e outras doenças.
Sugar o peito é um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, importante para que ela tenha dentes bonitos,desenvolva a fala e tenha uma boa respiração.

Que vantagens a amamentação traz para a mãe?
- A amamentação traz também vantagens para a mãe. O sangramento pós-parto diminui, assim como as chances de desenvolver anemia, câncer de mama e diabetes. A mulher que amamenta perde mais rapidamente o peso que ganhou durante a gravidez.

Por que não usar mamadeiras ou chupetas?
- As mamadeiras e chupetas costumam modificar a maneira de mamar e muitos bebês passam a não querer mais o peito. Além disso,podem causar problemas na dentição, na fala e aumentar o risco de infecções. Acredite, seu filho prefere seu leite, seu peito, seu colo.

Como amamentar?
• A mãe deve dar o peito ao seu filho sempre que ele pedir. O bebê não tem horário para mamar, tem seu próprio ritmo,que deve ser respeitado. Ele deve mamar até que fique satisfeito. É importante que ele esvazie bem uma mama antes de passar para a outra mama.
• Leite do final da mamada tem mais gordura e por isso mata a fome do bebê e faz que ele ganhe mais peso.

Como saber se o leite do peito está sendo suficiente para o bebê?
- Você pode ficar tranqüila se o bebê:
• Ficar satisfeito depois das mamadas.
• Urinar várias vezes ao dia.
• Ganhar peso e crescer bem.

Dicas úteis para uma boa amamentação:
• A cor do leite pode variar, mas ele nunca é fraco.
• Evite bebidas alcoólicas, fumo e drogas.
• A mãe que tiver excesso de leite pode doá-lo a um Banco de Leite Humano e ajudar outros bebês que precisam.

NÃO SE ESQUEÇA:
- Os bebês costumam mamar com muita freqüência,
principalmente nos primeiros meses. Isso é normal.

Nem todo choro do bebê é fome. O seu filho pode chorar porque está com frio ou calor, cólicas, sentindo algum desconforto, fraldas sujas ou precisando de aconchego, de “colinho”.

Outras leis que protegem a amamentação.
• Licença-maternidade de 4 meses. Após este período as mães que trabalham registradas e que amamentam, nos primeiros 6 meses, têm direito por lei a 2 pausas de 1/2 hora cada uma, para amamentar, ou a sair 1 hora mais cedo do trabalho.
• Os pais têm direito à licença-paternidade de 5 dias a partir do nascimento do bebê.

Orientação para a mãe trabalhadora.
- Durante as horas de trabalho ou em casa a mãe pode ordenhar o seu leite e guardá-lo em frasco limpo, fervido, numa geladeira,por até 24 horas, ou no congelador ou
freezer, por até 15 dias. Este leite pode ser oferecido para a criança quando a mãe estiver fora de casa, com um copinho. Antes de oferecer ao bebê, é preciso aquecer o leite em banho-maria.

Acredite, você é capaz de amamentar seu filho!
A mulher que amamenta precisa do apoio de todos: da família, dos vizinhos, dos amigos, das colegas de trabalho. Procure Serviços de Saúde para orientações de como prevenir e tratar dificuldades.

Mais informações, acesse:
www.sbp.com.br

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Como Ordenhar, Guardar e Transportar o Seu Leite

Compartilhando a Maternidade

Semana Mundial de Amamentação: Uma Experiência em 3D


É comum olharmos o apoio a amamentação em 2 dimensões: TEMPO – da gravidez ao desmame e LUGAR – na residência, na comunidade, no sistema de saúde, etc. Mas nenhuma destas dimensões tem muito impacto sem a terceira dimensão – a COMUNICAÇÃO.

A comunicação é essencial na proteção, promoção e apoio a amamentação.
As mulheres necessitam de apoio e estão falando:

- Dialogue comigo!
- Troque experiências comigo!
- Comunique-se! Amamentação – uma experiência em 3D.

Estamos vivendo em um mundo onde indivíduos e comunidades estão conectadas e notícias instantâneas vão rapidamente de um lado para o outro, cruzando pequenas e grandes distâncias. Novos canais de comunicação estão sendo criados a cada dia.

Com esse tema a WABA quer convidar todos os profissionais de saúde para compartilhar experiências, alcançando as diferentes mulheres e comunidades para que tenham mais controle do seu processo de amamentação e da própria vida.
A sugestão é empoderar mulheres e comunidades, lançando mão dos vários canais de comunicação, tratando a comunicação em vários níveis e entre vários setores, cruzando gerações, setores, gêneros e culturas. Ampliando nossos horizontes e espalhando informações sobre amamentação para além do nosso tempo e local,
... mas tudo isso para provocar diálogos importantes sobre amamentação.

Com o tema da SMAM 2011, temos a oportunidade de pensar sobre a comunicação e sua importância para o sucesso da proteção, promoção e apoio a amamentação.

Rede BLH